quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Problemas com a água : Desperdício e Poluição

O desperdício é apenas um dos fatores que fazem com que esta temática seja motivo de preocupação no que se diz respeito à manutenção da vida, em médio e longo prazo.
A água tratada, que passa pelos canos de sua casa, vêm principalmente de rios e córregos.


O lançamento de detritos na água de rios e oceanos e a contaminação dos lençóis freáticos por componentes orgânicos oriundos do chorume de lixo e cemitérios; vinhoto resultante da fabricação do açúcar e do álcool; vazamento de tanques de armazenamento subterrâneo de gasolina; agrotóxicos e fertilizantes; rejeitos e aterros industriais, dentre outros, são alguns fatores que comprometem a qualidade da água. O uso da água para resfriar equipamentos de indústrias e usinas, como as termelétricas, sendo liberadas novamente no ambiente, também gera impactos significativos, já que muitos organismos são sensíveis a este aumento da temperatura (em torno de 15° C).




O aumento da disponibilidade de nutrientes na água causada, por exemplo, pelo lançamento de esgoto, promove algo parecido com o que foi dito anteriormente: O excesso de nutrientes permite um aumento significativo de algas e cianobactérias, com conseqüente redução de oxigênio e bloqueio da luz solar em razão da presença destas na superfície. Nestas condições, plantas enraizadas passam a ter dificuldades para efetuarem a fotossíntese, prejudicando seu crescimento; e animais não resistem à falta de oxigênio e alimento. Com a morte destes organismos, bactérias e seres bentônicos se proliferam, utilizando o pouco oxigênio restante e, ainda, alguns liberando toxinas. Este fenômeno é conhecido por eutrofização.




Além desse fator, o despejamento de esgoto elimina na água uma série de patógenos, comprometendo a saúde do ambiente e de quem tem contato ou ingere desta ou dos alimentos que nela vivem.
Hoje em dia, muitos animais estão morrendo pela poluição, principalmente, a dos rios.



As pessoas dentro dos rios, ou próximo aos rios, quando chove, a água da chuva carrega todo o lixo para dentro dos rios, que se encherem demais, transborda e alaga a região, que muitas vezes é na cidade, e o lixo e água poluída se espalham no lugar.
Quando o rio abaixa, a cidade ou lugar está cheia de lixo e muitos bueiros se entopem.
Na primeira chuva, enchente, alagamentos, desastre.


Sem falar que os animais necessitam da água também. Os peixes morrem pela poluição, e no mar, aves marinhas, peixes e animais do mar, sofrem com o lixo jogado pelo homem, é comum ver peixes mortos na areia e mais comum ainda ver o esgoto indo direto para o mar.
Várias espécies de corais e plantas marinhas, estão sofrendo também pela poluição
Perceba uma coisa a partir de hoje: EXISTEM NO BRASIL, MUITOS RIOS POLUÍDOS, MAS POUCAS PESSOAS QUE SE PREOCUPAM COM ISSO!!!
A água doce, é finita, então preserve no presente, para ter no futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário