sexta-feira, 17 de setembro de 2010

16 de setembro: Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio


A função principal da camada de ozônio é proteger a Terra dos raios ultravioleta que o sol emite.


Gases provocados por ações que parecem inofensivas para a natureza, contribuem para que a camada de ozônio se destrua.
O gás cloro flúor carbono (CFC), desde 1928, é tido como o principal vilão do aumento gradativo do buraco na camada de ozônio.
Ao ser liberado em excesso, ele "fura" o escudo protetor - que é a camada - e deixa os raios ultravioletas do sol alcançar a superfície da terra. Uma única molécula de CFC pode destruir até cem mil moléculas de ozônio.

Esse gás é muito usado nas indústrias, e é encontrado, principalmente, nos aparelhos de ar condicionado, chips de computadores, embalagens plásticas, espumas plásticas, inseticidas, geladeiras e líquidos em forma de sprays (desodorantes e anti-transpirantes, buzinas, spray para cabelo, etc.) 




Caso não haja a camada de ozônio, os raios ultravioletas chegarão á Terra com mais intensidade, causando aumento dos casos de câncer de pele e de catarata (doença nos olhos) e ao enfraquecimento das defesas imunológicas, além das alterações na reprodução das plantas e na morte dos fito planctos (base da cadeia alimentar dos oceanos), sem falar que será meio que impossível ir á praia, piscina, tomar sol no verão, mesmo com protetor solar.


Câncer de pele
Olho de uma pessoa com catarata. Observe que a coloração da ritina muda, e ela se estende.





  


Nenhum comentário:

Postar um comentário